Óleo Essenciais e a Oleosidade | A Minha Experiência 💁‍♀️

Se costumam ver as reviews que para aqui andam sabem que tenho pele mista e quando preciso de um creme para a cara procuro sempre um que tenha efeito sobre a oleosidade da pele. Nunca estou à espera que o creme faça algum milagre, mas, pelo menos, se ajudar já fico contente. Já há bastante tempo, numa das minhas pesquisas pela blogosfera e grupos de Facebook, deparei-me com os benefícios do uso de óleos essenciais na cara mesmo para peles oleosas. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa e seria intuitivo, o uso de óleos numa pele oleosa não a deixa mais oleosa, antes pelo contrário! De forma muito simples, o uso destes óleos sobre a pele vai fazê-la entender que já não precisa de produzir ainda mais óleo para estar bem e, portanto, “controlar” a oleosidade produzida. 

ec48f987bf81c22fc78e7a6a6b38e95e
Fonte

Decidi arriscar e comecei por pesquisar quais os óleos essenciais que seriam mais adequados para o meu tipo de pele e “problemas” que queria tratar. Optei por comprar na Plena Natura:

> Óleo de Jojoba [250ml 4.60€]:  bom para rugas, manchas, acne, cravos, aspereza, ressecamento, proteção, drenagem. “Porque tem uma composição química muito próxima do próprio sebo da pele, diz-se que a “engana” impedindo-a de produzir mais óleo, o que o torna excelente para aplicar no rosto e diminuir naturalmente o excesso de brilho das peles oleosas”.

> Óleo de Garínha de uva [60ml 4.80€]: vitamina E, proteção UV, melhora sinais de excesso de sol, anti inflamatorio, ajuda a remover pontos negros.

> Óleo de Lavanda [30ml 4.30€]: anti-sético, anti-bacteriano, evita infeções, ajuda a diminuir manchas e cicatrizes e limpar poros em profundidade.

> Óleo de Tea tree [10ml 2.60€]: anti-fúngico, anti-bacteriano, seca acne, diminui marcas e cicatrizes.

• Como é que os uso? •

• Enchi um fraquinho com borrifador de 100ml com água e coloquei ~20 gotas de óleo de lavanda e ~20 de óleo de tea tree. De manhã quando me lembro, depois de lavar a cara, borrifo 3 ou 4 vezes e deixo secar. 

• Os óleos de jojoba e semente de uva uso todos os dias à noite alternados: de cara lavada, molho a ponta do dedo no óleo, espalho/massajo bem pela cara e não fica oleosa! Se me esquecer, coloco de manhã sem qualquer problema.

• Sempre que sinto que a minha pele está a pedir creme passo um bocadinho de óleo, tal como faria à noite.

2/3 gotinhas go a long way! Se não exagerarem na quantidade que colocam, o óleo é absorvido facilmente e não sentem que ficam com a pele oleosa ou brilhante.  

• Funciona? •

Primeiro de tudo, nunca senti a minha pele mais seca ou mais oleosa por substituir o creme pelos óleos essenciais. De manhã sinto-a sempre hidratada e macia e, durante o dia, sinto mesmo que o óleo cria uma camadinha hidratante na pele.

Sobre a oleosidade: funcionou mesmo! Reparei isto, especialmente, num destes dias de calor em que fui à praia e estive um tempão ao sol. Normalmente, isso seria um bom trigger para eu ir para casa e sentir logo o nariz oleoso [é o sítio onde noto logo], mas ia no comboio e reparei logo que isso não aconteceu. Nos dias seguintes a mesma coisa e até hoje estou contente com a minha pele assim, oleosidade controlada! 🙂 Continuo a considerá-la uma pele mista/oleosa? Sim, mas já estou a conseguir domá-la e já nem sei o que é oleosidade há uns bons tempos 😉

Já conheciam a magia dos óleos essenciais? 🙂

*Caso queiram optar por começar a usar óleos informem-se bem antes!*

Deixe um comentário