Passo a passo & Dicas | Que material usar na Universidade e como o usar? Prepara o estudo! 📖

Entrar na universidade é como ir de novo para o 1º ano: não conhecemos nada nem ninguém e estamos a entrar no mundo do desconhecido, onde não sabemos com o que vamos lidar. Já tinha feito um post sobre que material usar na Universidade (aqui), mas, para ser sincera, não acho que esteja totalmente explicado de que forma o uso e como podem fazer em situações diferentes com professores diferentes. Então, hoje, venho partilhar convosco o material que gosto de usar para a universidade e a forma como o uso, de forma a também me ajudar no estudo.

Não se esqueçam que o material a usar também depende do curso em que estão, dos professores e até de vocês mesmos, uma vez que cada um tem o seu método de estudo.

· Material ·

O que acho mais prático usarem é uma capa com duas divisões para cada cadeira (parte prática + parte teórica – isto no caso de ser necessário, dependendo da cadeira). Assim, podem arquivar tanto powerpoints e os vossos apontamentos, como fichas, sebentas e protocolos, tudo junto e organizado. Para além disso, é mais prático para poderem apenas transportar o material que precisam de usar na altura, em vez de terem de levar convosco 100 páginas de caderno (que não está todo escrito).

Para as aulas em geral, aconselho a terem um caderno para apontamentos: no início da aula escrevem o nome da cadeira e a data e abaixo toda a informação que acharem necessário escrever sobre a matéria.

14473078497a9cef0dd1215ba3200c3a

fonte

 ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓

· Como usar o material e organizá-lo para o estudo? ·

1. O professor fornece o powerpoint anteriormente

Neste caso, como têm os slides a tempo podem imprimi-los e levar para a aula. Assim, ao longo da aula, vão tirando apontamentos diretamente nos slides. Em casa, voltem a rever a matéria dada na aula, utilizando marcadores para sublinhar as partes mais importantes e em que realmente vale a pena se focarem quando forem estudar.

2. Não podem imprimir o powerpoint ou ele não é fornecido a tempo da aula:

Aqui usam o caderno de apontamentos para escrever as notas que precisarem, escrevendo também os títulos/número dos slides a que cada coisa corresponde para se irem guiando. Mais uma vez, em casa releem a matéria, sublinhando as partes importantes e passando os apontamentos para os slides para terem tudo pronto para estudar.

3. O professor só forneceu um livro:

Os livros na faculdade costumam ser caros, é verdade, mas há sempre quem vos arranje fotocópias ou até em formato de pdf, basta perguntarem a colegas dos outros anos. Assim, podem optar por imprimir o livro e sublinhar as partes mais importantes, colocando notas à medida que precisarem OU ver o livro no computador e, à medida que a matéria for dada, fazer o vosso próprio resumo à mão, arquivando as folhas na capa.

4. O professor só escreve no quadro:

Levem convosco folhas para onde passam a informação do quadro e depois podem colocar na vossa capa. Podem também optar por escrever no vosso caderno de apontamentos e depois, em casa, passar a limpo para arquivar.

5. Tudo no computador:

Também há aulas (dependendo do curso) em que apenas é usado o computador para poderem usar os programas em estudo ou semelhante. Se necessário tirar notas, façam-no no computador ou até no caderno e depois podem passar a limpo e anexar.

 Há professores que fornecem bibliografia onde podem encontrar vários livros que vos podem auxiliar no estudo, o que também pode ser importante para tirarem algumas dúvidas ou completarem os vossos apontamentos.

 Há também alguns professores que autorizam a usar computador ou tablet na aula, quer para os apontamentos, quer para ver fichas, protocolos, slides e afins. Normalmente, avisam logo de início se o permitem ou não, no entanto, qualquer coisa basta perguntarem, visto que nem todos os professores o fazem.

E acho que por hoje é tudo 😉 Acima descrevi alguns casos com que se podem deparar [ou, pelo menos, os mais recorrentes] e a forma como eu me organizo e preparo o estudo. Funciona muito bem comigo e se adaptarem à vossa forma de estudo e se mantiverem consistentes, não irão ter problemas 🙂 Para além disso, vão ter sempre o material preparado para estudo na altura de frequências/exames, o que acreditem vos vai dar imenso jeito e vão agradecer ter feito um esforço para fazer tudo a tempo 🙂

Partilhem também abaixo as vossas dicas para nos podermos ajudar 🙂

Anúncios

5 thoughts on “Passo a passo & Dicas | Que material usar na Universidade e como o usar? Prepara o estudo! 📖

  1. Excelentes dicas!!! Vão dar-me muito jeito para o proximo ano!! Estou prestes a iniciar o 12º ano e para o ano já entro na faculdade! Beijinhos

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s