Mas o que é isso do Minimalismo? 🆘

Às vezes, parece que virou moda, como a história da lactose: se o vizinho tem, eu tenho que ter! Mas se tem que ter, ao menos, vamos lá saber porquê porque este modismo só faz bem 😉

“O minimalismo é uma corrente artística que só utiliza elementos mínimos e básicos” – passando para o dia-a-dia, o minimalismo pode ser entendido como um estilo de vida que consiste em ter apenas o essencial, “destralhar” o que nos rodeia e não deixar nada que esteja a mais, prestando mais atenção àquilo que o dinheiro não pode comprar. Estarmos dispostos a nos livrarmos de tudo o que está a mais para nos concentrarmos naquilo que realmente importa. “Menos é mais” já dizia o ditado.

E não, ser minimalista não significa viver com 5 peças de roupa numa cabana com toda a decoração branca e sem televisão, calma! Cabe a cada um de nós distinguir o que é importante e o que é desnecessário, saber aquilo de que nos queremos livrar porque simplesmente está a mais. O que para ti é desnecessário para mim pode não ser e vice-versa – e não há qualquer problema com isso – a questão está nos esforços que, às vezes, fazemos pelas coisas que, no fim, acabam por nos levar o bem-estar.

Já falei disto aqui: mudei-me, há uns anos, de um apartamento para uma casa e não se pensaria que o que enche um apartamento, enche igualmente uma casa maior – a verdade é que enche! [Não me interpretem mal, não estávamos assim tão atulhados de coisas desnecessárias, são simplesmente os bens de uma família] Claro, estavam ali muitos anos de vida de uma família de 4 pessoas e, por isso, tinha que haver muita coisa, mas levou-me a pensar: tendo eu 20 anos e falando apenas daquilo que é meu [não da família], é cheia de coisas, muitas delas, tralha, que quero começar? Para que é que preciso de tanta coisa que não preciso? Porque há realmente peças de roupa e duplicados que estão parados na gaveta a ocupar espaço. Já há muitos anos que, de vez em quando, faço uma revisão ao armário e vendo/dou aquilo que não uso/quero, mas na altura em que isto me bateu fiz uma verdadeira limpeza a todos os armários [e adotei algumas novas regras para mim] e, sinceramente, aconselho vivamente a que todos o façam!

Com isto, não pretendo que todos adotem uma posição minimalista extrema, muito menos quero dizer que me considero minimalista de todo, MAS acho que todos devíamos adotar alguns princípios minimalistas para a nossa vida, quer isso seja comprar menos ou valorizar mais.

Depois deste testamento todo que espero que vos dê algum incentivo, deixo abaixo 5 dicas para destralharem um bocadinho por aí 🙂

1. Faz uma revisão a todos os armários e livra-te do que não usas, está estragado/fora da validade ou está a mais. Têm as minhas dicas aqui e aqui

2. Coloca todos os produtos duplicados numa caixa e começa a usar tudo o que tens até te livrares deles. Não te permitas comprar mais nenhum artigo dessa “categoria” até que não tenhas mais nenhum em casa.

3. Vende os artigos que já não usas: há outras pessoas que lhes dariam muito mais uso e que precisam mais. Para além disso, é uma forma de ganhares um dinheiro extra. Como o fazer aqui.

4. Diminui radicalmente as tuas idas ao shopping/compras. Compra apenas aquilo que precisas/já não tens.

5. Liquida todas as tuas dívidas para ficares de mente mais leve.

“Minimalism is all about having enough. It’s about having only what you need, no more, and especially no less. ‘What you need’ can refer especially to your possessions, but can also include your commitments, relationships, work and lifestyle.”

*segundo uma blogger de quem não encontrei nome*
One thought on “Mas o que é isso do Minimalismo? 🆘

Deixe uma Resposta

