Mas porque é que toda a gente vê “13 Reasons Why” ? 🎬

13 reasons why

Se andam atentas/os já repararam que “13 Reasons Why” é a série mais falada do momento. Toda a gente já viu, quer ver ou aconselha a ver e não será por acaso. Decidi dar-lhe uma oportunidade e já vi uns quantos episódios. Primeiro de tudo, sim, é uma série de adolescentes e se me dissessem só isso não seria a minha primeira escolha para ver. Mas não é uma série de adolescentes qualquer: para além de incluir a típica vida de high school com um bocadinho de mistério à mistura, toca em tópicos muito importantes, cada vez mais importantes, hoje em dia, tendo em conta a sociedade em que nos tornámos. Não, muito provavelmente não é por isso que as pessoas veem, mas é o motivo que me traz cá hoje.

A história gira à volta de uma rapariga que cometeu suicídio e deixou gravadas em cassetes as 13 razões que a levaram a fazê-lo. Estranho? Talvez. É uma série sobre coisas que precisam de ser faladas, sobre pessoas que retratam tantas outras que nos rodeiam e nem damos por ela, sobre as coisas que são tão pequenas para nós, mas que podem fazer uma diferença enorme para outros. Bullying, machismo, boatos, piropos (…) que acabam por fazer parte de uma bola de neve de acontecimentos que termina em suicídio.

13-reasons-why-personagens-netflix

Já alguma vez pensaram que a mínima piada sobre aquela rapariga que é magrinha demais ou aquele rapaz que gosta de coisas mais femininas pode mesmo terminar da mesma forma? Já sei que contra mim falo porque também sou uma pessoa, mas sempre disse e continuo cada vez mais convicta de que as pessoas, por vezes, não pensam no que dizem, não fazem ideia do impacto que as palavras vão ter por mais que seja “só uma piada”. O bocadinho de “tento na língua” que devemos ter, às vezes, devia permitir dizer 5 palavrões numa frase de 6 palavras e não mandar a típica piada/boca direcionada à pessoa que já leva o mundo às costas. Sim, porque nós não sabemos o que cada um leva às costas! Vamos pensar duas vezes antes de falar, sim?

Costumo dizer isto e quem me conhece de certeza que já o ouviu várias vezes: sabem quando nos cortamos com uma faca sem querer? Dói, certo? Sim! Já imaginaram a dor que não deve ser fazerem cortes profundo e, ainda por cima, intencionais? Já imaginaram o que se passa dentro de alguém para que uma dor tão grande seja a melhor solução? É mesmo impossível de imaginar, eu sei!

Por favor, se algum dia tiverem um pensamento negativo a este ponto não achem que ninguém vai compreender, falem!

Já viram esta série? O que acham?

Disclaimer: Há uma grande controvérsia sobre o facto desta série incitar ao suicídio e afins e não estou a dizer que não seja verdade para quem já tenha problemas relacionados com o assunto. No entanto, tanto esta série como outras tantas onde se retratam mortes acabam por o fazer, sem qualquer segunda intenção nesse aspeto. Afinal, também há séries de vampiros e pessoas a pensar que o são… não?
Anúncios

2 thoughts on “Mas porque é que toda a gente vê “13 Reasons Why” ? 🎬

  1. Grande série, um murro no estômago numa sociedade hipócrita e mesquinha. Concordo plenamente com o teu texto, temos de pensar no que dizemos e reflectir antes de falar algo, nunca sabemos o quanto podemos magoar alguém. É uma série crua e com cenas dolorosas de assistir, de tão realistas que são. Recomendo a série a todos.

    Bitaites de um Madeirense

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s