Exercício físico | 4 Coisas que estás a fazer Mal! 🏋️

Olá 🙂

Como sabem gosto de fazer exercício e tenho a certeza que há muita gente desse lado no mesmo barco que eu 😉 De acordo com os meus “objetivos” e à medida que fui pesquisando e sabendo mais do assunto [não, não sou nenhuma pró], apercebi-me de alguns erros que fazia e que, no geral, normalmente, fazemos e nem nos apercebemos. Com certeza que há mais coisas que andamos a fazer errado, mas, hoje, decidi salientar apenas algumas mais comuns e que talvez vos ajudem.

1. Respirar

Bem, acho que é claro que não deixamos de respirar ao fazer exercício, mas, por vezes, não respiramos de acordo com o exercício que estamos a fazer. Acabamos por ficar tão concentradas/os que não deixamos o corpo acompanhar o exercício com a respiração, o que cria um desequilíbrio no nosso corpo e nos provoca tonturas. Sim, é daqui que provavelmente vêm essas tonturas 😉

2. Posição

Ao contrário do que possa parecer e, muitas vezes, vemos fazer, não é só ver um vídeo, imitar e o exercício está feito. Muitas das dores que podem sentir depois de fazerem desporto podem dever-se a uma má postura! Devemos tentar corrigir a nossa postura, não só para que o exercício em si seja eficaz e atue no sítio certo, mas também para não nos magoarmos. Um exemplo simples: squats – não é simplesmente um agachamento; devemos, por exemplo, ter em atenção a posição das nossas costas e pescoço, até que posição vão os nossos joelhos e onde estão a concentrar a maior parte do peso no pé. Um bocadinho mais complexo do que parece, não é? 😉

Se não estão a sentir o exercício na zona que deviam, talvez devam pesquisar e analisar a vossa postura. Não se esqueçam que depois cada um se adapta de acordo com o seu corpo.

3. Concentrar o exercício na zona a treinar

 Em seguimento com o ponto anterior, este também é muito importante. Várias vezes fazia exercício para os glúteos e sentia-os nas minhas pernas, o que, se pensarem bem, não pode estar muito certo. Sim, o exercício em si acaba por também trabalhar as pernas, mas não devia doer mais no glúteo? Sim! E se não acontece é porque talvez estejam a fazer algo errado, como eu estava.

É importante concentrarmos o exercício no músculo/zona que estamos a querer trabalhar e isso também tem muito a ver com postura. Mais uma vez, encontrem a posição certa e adaptem-na de acordo com o que funciona melhor para vocês e o vosso corpo. [Sim, funciona!]

4. Squeeze your butt

Um bocadinho mais focada em exercício para glúteos vem esta dica: mais uma vez, uma coisa tão simples e importante que acaba esquecido – contrair os glúteos durante o exercício (na altura apropriada, claro) para ativar o músculo!

Têm feito alguma asneira destas? 😉 Não se esqueçam também de beber muita água para compensar as perdas durante o exercício físico!

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