Guia Completo para Vender no Olx! 🛒

Já várias vezes referi aqui que a venda de coisas que já não queiram e que estão em bom estado pelo Olx é uma ótima alternativa, tendo milhentas vantagens, incluindo ganhar dinheiro extra, não deitar as coisas fora ou acumulá-las em casa e não as colocar numa pilha para doação que vai acabar por nunca ser entregue. Se costumam visitar o blog podem ver que há aqui um seguimento com posts anteriores: fazer um declutter ao armário e à maquilhagem e produtos de beleza. Em ambos estes posts dou-vos a dica de venderem algumas das coisas que já não precisam pelo Olx. Como muita gente me pergunta como faço, se é difícil, se é pago (…) e afins, decidi juntar alguns passos e dicas num guia para venderem as vossas coisas online 🙂

1. Escolher os artigos: Primeiro de tudo, saber e escolher o que temos para vender. Com certeza que já têm algumas coisas em mente, mas o melhor mesmo é darem uma arrumadela pelas vossas coisas e juntarem tudo o que querem vender. Dou-vos dicas para o fazerem nos dois posts de que falei acima.

2. Fotografias: Convém que os vossos anúncios tenham fotografias dos produtos, claro, e não precisam de ser profissionais. Basta arranjarem um sítio com boa luz onde possam expor bem as peças/produtos e, visto que hoje em dia a maior parte dos telemóveis tem boas câmaras, podem perfeitamente usar a câmara do telemóvel. Estas devem representar ao máximo o que querem vender e os seus detalhes, por isso, devem tirar, pelo menos, fotografia às partes da frente e trás da peça/produto, etiqueta/marca e a algum defeito que tenha, bem como ao padrão, se for o caso. Claro que dependendo do produto, há coisas diferentes a mostrar.

3. Criar conta no Olx: É muito simples: têm que colocar algumas informações vossas, incluindo email, nome e localização. Tentem escolher um email que costumem visitar com frequência porque é nele que irão receber notificações de mensagens/interessados ou da expiração dos anúncios. Para além disso, não podem ter mais do que uma conta [ou, pelo menos, associada ao mesmo email].

4. Criar anúncio: Depois de entrarem na vossa conta, basta clicar em “Anunciar e Vender” para aceder à página onde vão criar o anúncio em questão. Têm de preencher:

  1. Título: Curto e sugestivo de preferência, com nome do que estão a vender, tamanho (se for o caso) e marca. Podem também colocar “Novo” se o produto o for ou se já tem portes incluídos.
  2. Categoria: o Olx tem várias onde se podem enquadrar as vossas vendas. De acordo com a categoria escolhida, vai dar-vos opções de coisas para preencher (Tamanho, marca, tipo), incluindo [sempre] o preço.
  3. Descrição: Que não seja muito longa e que tenha toda a informação possível do produto (preço, se inclui portes, tamanho, marca, defeito, marcas de uso, se é novo ou não, se está estragado). Sejam o mais sinceras/os possível!
  4. Imagens: as que vos falei acima.
  5. Dados de contacto do anunciante: Localização, nome, email e número de telemóvel. Este último apenas preenchem se quiserem.

vender olx

Depois de pronto, clicam em “Seguinte” e vai aparecer-vos uma página que vos dá a possibilidade de pagarem para o vosso anúncio estar mais tempo em destaque/nas primeiras páginas, de forma a ter mais visibilidade. Caso não queiram, basta clicar em cancelar e o vosso anúncio vai ser publicado sem que tenham de pagar nada!

5. Manutenção: Depois de terem tudo à venda, o Olx vai notificar-vos caso alguém vos envie uma mensagem em relação a algum artigo vosso e podem falar com a pessoa através de um sistema de mensagem que podem ver na vossa conta. Para além disso, os anúncios ficam cerca de um mês online (se não me engano) e, ao fim desse tempo, têm que os renovar para serem de novo visíveis, caso contrário vão expirar. Isto faz-se de forma muito simples: qualquer anúncio próximo da data de expirar vai ter um sinal azul “Prolongar” abaixo do seu nome onde devem clicar [também recebem notificações por email].

6. Pagamento: Podem resolver este assunto da forma que vos der mais jeito ou que considerarem melhor. No meu caso e o que aconselho, é que recebam o pagamento antes do envio para terem garantia de que não vão ser burladas/os. Claro que a pessoa que está a comprar também tem medo de correr esse risco, mas uma vez que somos nós a vender os nossos artigos temos de criar as nossas regras. Em relação a métodos de pagamento, o mais fácil e comum é a transferência bancária (basta darem o vosso nib e ver quando o dinheiro cai na vossa conta), mas também podem usar o Paypal, por exemplo.

7. Envio: A entrega em mãos é sempre uma opção, mas é algo em que têm de ter cuidado, pois não sabem quem está do outro lado. Em alternativa [e o que aconselho mesmo!], o mais fácil é o envio via ctt: basta pesarem os artigos a enviar e, de acordo com o peso, verem o preço dos portes. Os ctt oferecem vários tipos de envio com diferentes tempos de entrega e preços que podem consultar aqui. Os correios normal e azul são muito usados: a entrega é até 3 dias úteis e 1 dia útil, respetivamente, e os preços são os mais baixos e não dependem da zona de Portugal para onde vão enviar. Por correio registado fica um pouco mais caro, mas têm um código que vos permite seguir a encomenda de forma a não haver extravio. De qualquer forma, nos dois primeiros de que falei, se algo ocorrer, normalmente, a encomenda volta para vossa casa.

7.1. Como “embalar”: Simples! Não precisam de nenhum package fancy. Se têm envelopes onde caiba o que querem enviar, ótimo; caso contrário, no caso de roupas e afins, basta colocarem numa saca de plástico (por exemplo, daquelas das lojas), fecharem bem com fita-cola e colar dois papéis com as moradas (um com o “De” e outro com “Para”).

Bem, um post demasiado longo, mas onde vos explico tudinho. Podem ver o meu Olx aqui. Qualquer dúvida que não tenha cobrido no post é só comentarem 🙂 Já usam o Olx?

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s