Declutter | Arruma o teu armário 👕

Olá 🙂

Há imenso tempo que queria arrumar o meu armário e livrar-me de todas as coisas que não preciso, não uso e só estão a acumular. Cada vez mais há tendência a acumular seja roupa ou outros produtos e acabamos quase que por nos afogar neles sem darmos por ela, coisa que é completamente desnecessária. O meu objetivo é livrar-me das coisas que só estão a ocupar espaço no armário e ter apenas o essencial e, por isso, assim que acabei os exames foi por aí que comecei! Decidi, então, partilhar por aqui algumas dicas, truques e passos que podem usar para fazer o mesmo às vossas coisas.

1. Tirar tudo do armário

Se querem fazer uma limpeza à séria esta é sem dúvida a primeira coisa a fazer. Tirar tudo o que têm no armário, aspirar e passar um pano para ficar tudo como novo e livre do pó, cabelos e afins que acabam por acumular.

2. Futuro da roupa

Se o objetivo aqui é “declutter” não vamos só organizar o armário, mas sim livrar-nos das coisas que estão a mais. Antes de começar todo o processo façam uma espécie de estações: por exemplo, uma para o lixo, uma para a roupa que é de alguém que vive convosco, mas que está no vosso armário porque vocês usaram e outra para a restante roupa que, por exemplo, não vão usar mais ou não vos serve.

Critérios para selecionar a roupa: Este passo é o mais difícil, mas que pode ser despachado fazendo algumas perguntas a vocês próprias/os:

  • Esta peça está em bom estado ou a pedir descanso? Serve-me?

   • Usei esta peça no último ano?

  • Mesmo que não tenha sido muito usada, vou, pelo menos, usá-la mais?

   • Já alguma vez pensei em deitar fora/vender/doar esta peça antes?

   • Esta peça é algo que voltaria a comprar?

Se para cada peça responderem a estas perguntas vai ser mais fácil decidirem o que fazer. Caso a peça já não esteja em bom estado, não sirva, não tenho sido usada ou até já tenham pensado em livrar-se dela, este é o momento. Por mais que até a estejam a guardar porque “ainda vai chegar o dia de a usar” ou por motivos emocionais, ela apenas está a ocupar espaço no vosso armário. Outra coisa que não devem fazer é dar-lhe passe direto para a gaveta da roupa de andar por casa! Óbvio que algumas roupas podem e devem ter esse destino, mas se fizerem isso a tudo vão acabar por tirar de um sítio e acumular no outro.

   Truque: Pendurem todas as cruzetas de igual forma e sempre que usarem a peça de determinada cruzeta virem o gancho ao contrário. Se chegarem ao fim do ano com algum gancho ainda na posição inicial significa que a peça não foi usada e, por isso, está na hora de abandonar o armário.

3. Organização

Esta fase depende de vocês, do que vos dá mais jeito e do tipo de armário que têm, mas mantenham as peças organizadas por tipo e, pelo menos, as que estão penduradas podem também ser organizadas por cor. O importante é ter cada coisa no seu sítio para poderem ter fácil e rápido acesso a cada uma, de forma a que quando precisarem saibam onde têm de ir buscar, evitando virar tudo do avesso.

4. O que fazer à roupa que ficou de parte?

Numa última fase, têm que lidar com a roupa que ficou nas estações que criaram no início. Se a roupa está em mau estado com certeza que terá de ir para o lixo. A roupa que é de outra pessoa terá de ser entregue de volta. Mas e a roupa que fica na outra pilha? Aqui têm várias opções, mas o que aconselho é: primeiro mostrar às vossas amigas/os e familiares para verem se querem algo; o que sobrar pode ser doado ou simplesmente vendido se assim o preferirem. Eu uso muito o olx para estas vendas, seja para vender coisas minhas, da minha mãe, do meu irmão (…) e acaba por ser um 2 em 1: desocupo o meu espaço e poupo algum dinheiro. Podem visitar o meu olx aqui.

A minha “limpeza” correu bem e livrei-me de umas quantas coisas. Quando começam a vossa? 😉

5 thoughts on “Declutter | Arruma o teu armário 👕

Deixe uma Resposta

