Dicas para tornar a Época de Recurso mais Suportável 📝

Olá 🙂

Depois de uma semana atribulada e uns exames pelo meio, estou de volta com um post sobre o quê? É, mais exames ;D Já que têm de ser feitos e têm, mais vale aceitar e tornar a coisa o mais soft e suportável. A época normal uma pessoa ainda vai fazendo, mas recurso já começa a ser demais e a única coisa em que pensamos é despachar aquilo, por isso, hoje dou-vos algumas dicas para tornar essa altura um bocadinho mais suportável 🙂 [Claro que estas dicas servem para qualquer época de exames!]

dicas-exames

1. Pensamento positivo

Não há como fugir, por isso, pensem que é um último esforço antes de terem nem que seja um fim-de-semana totalmente em descanso. Podem até fazer uma lista ou apontar no calendário os exames que têm para fazer e ir riscando para verem mesmo como estão cada vez mais próximos do fim.

2. Planeia o que vais fazer a seguir

Pensar ou até fazer uma lista de coisas que querem fazer quando acabarem os exames é uma forma de quererem que chegue ao fim mais rápido. Assim, pelo menos, pode ser que haja mais uma gotinha de motivação para mais um dia de estudo.

3. Não te deixes ficar sem combustível

Sim, nada de deixar de comer ou comer pouco só para estudar ou porque estão cansados. Se já não estão contentes por estudar, muito menos estarão se o vosso corpo não tiver combustível suficiente para pensar. O mesmo para o sono: nada de diretas ou noites muito curtas. Quanto pior tratarem o vosso corpo, mais difícil vai ser suportar época de trabalho.

4. Distribui o tempo

Se tiverem muitos exames para fazer torna-se complicado, mas, se possível, distribuam o vosso tempo entre estudar e viver, por assim dizer: tentem nunca estudar de manhã à noite ou muito tempo seguido. Por exemplo, se estudarem de tarde não estudam de manhã ou nunca estudam à noite. Simplesmente encontrem um balanço (se possível) para também poderem respirar.

5. Recompensa-te

Cria metas de estudo e recompensa-te se as atingires. Por exemplo, “Assim que acabar de ler a teórica vou beber um chocolate quente” “Vou acordar mais cedo para estudar um bocado de manhã, mas depois almoço vejo um episódio da série”. Outra coisa que podem fazer e que até é engraçado é a cada x páginas/coisas que fizerem comem uma goma ou uma bolacha 😉

6. Saber quando parar

Se não estão a conseguir raciocinar, mais vale parar de uma vez do que insistir. Por mais que tenham muito que fazer não adianta tentar fazê-lo sem compreender porque de nada vai adiantar. Aproveitem para parar, comer algo, fazer uma caminhada e voltam com a cabeça fresca para tentar de novo.

7. Estudar em sítios diferentes e partilhar a dor

Estudar sempre dentro das mesmas quatro paredes começa a ser demais, então, estudarem em vários sítios diferentes acaba por tornar tudo mais dinâmico e suportável. Há uns tempos fiz um post sobre os diferentes sítios onde podem estudar que podem ler aqui. Para além disso, estudar com alguém com quem possam partilhar a dor do estudo é sempre uma boa ideia 😉

Espero que tenha ajudado 🙂 Quando acabam os vossos exames?

Anúncios

One thought on “Dicas para tornar a Época de Recurso mais Suportável 📝

  1. Pingback: Little One

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s