Organiza o Estudo na Universidade

Os dois primeiros posts do blog foram acerca da universidade (aqui & aqui) e agora que estamos a chegar a Setembro, infelizmente, as férias acabam e voltamos a ter de pensar de novo na escola e em voltar à rotina. Para vos ajudar, quer entrem na universidade este ano ou não, juntei algumas dicas para conseguirem organizar melhor o vosso estudo que funcionam bem para mim.

organiza estudo universidade

∇ Fazer um calendário

Parece estúpido referir, mas acreditem que nunca é demais! Ter sempre presente as datas de frequências, exames e entrega de trabalhos é o primeiro passo para definirmos a ordem pela qual devemos estudar e estabelecer prioridades quando o tempo mais aperta. Para além disso, ajuda também a organizar e distribuir o nosso tempo entre a escola e o restante.

∇ Tirar apontamentos

Durante as aulas, quer tenham convosco o powerpoint a ser dado ou não (se for esse o caso), tirem sempre notas! Os professores não fazem dos slides um livro e há vários pormenores ditos nas aulas que vos vão ajudar mais tarde quer a perceber melhor a matéria, quer a complementá-la.

∇ Usar marcadores e cores

Primeiro de tudo, sublinhar a informação que é importante estudar vai fazer com que não “percamos tempo” a estudar algo que não é assim tão relevante. Para além disso, usar uma espécie de código de cores para orientar o estudo ajuda bastante não só a distinguirmos o que estamos a ler logo que olhamos para lá, como também contribuiu para a nossa memória fotográfica.

∇ Manter a matéria em dia

No post em que falei do material a usar na universidade (aqui), falei-vos em passar os apontamentos que tiram nas aulas para os slides ou em passá-los para folhas à parte caso não tenham powerpoints. É a fazer isso que mantemos o estudo em dia: parece que não estamos a fazer nada demais, mas ao passar tudo direitinho para o seu sítio estamos a ler a matéria de novo e a estudá-la, ajudando a que uma parte já fique na nossa memória.

∇ Manter o material de estudo organizado e em dia

Agora que já têm a matéria em dia, convém fazê-lo a tempo e horas. O que é que isso significa? Que devem fazer o que vos falei no ponto anterior no dia (ou, pelo menos, na semana) em que têm a cadeira: assim, estão a estudar ao mesmo ritmo que a matéria é dada nas aulas e mantém o material de estudo pronto a tempo das frequências. Caso contrário, vão começar a arrastar o trabalho que têm para fazer a cada cadeira e acumular para a altura de estudar.

Acham que vão usar estas dicas? 🙂

Mais posts com dicas para a escola/universidade

8 Dicas sobre a Universidade para Caloiros

Que material usar na Universidade?

Guia do estudante | 10 Dicas para poupar

5 Snacks Saudáveis para acompanhar o estudo

10 Dicas para espantar o sono na hora do estudo

Aliados para o estudo no sofá

Anúncios

One thought on “Organiza o Estudo na Universidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s