Push that anxiety away!

anxiety

De uma forma ou de outra, todas/os já passamos por aqueles momentos em que a ansiedade está mesmo a querer tornar-se um problema. Quer tenhamos mesmo ataques de ansiedade ou não, há sempre momentos em que estamos mais stressadas/os ou com tanto a passear pela massa cinzenta que já não sabemos para onde nos virar. É por isso que, hoje, vos venho trazer algumas dicas para estes momentos em que precisamos de acalmar ou afastar esta menina para acabar com aquele incómodo gigante que ela nos traz. Vamos lá 🙂

1. Pára!

Sim, pára o turbilhão que vai nessa cabeça e pensa no que te pode estar a deixar ansiosa/o. Por vezes, são coisas pequenas, mas que nos deixam desconfortáveis, por isso, tenta perceber o que te está a incomodar e, se possível, organiza as ideias e tenta fazer desse monstro de sete cabeças a coisa pequenina que é.

2. Ter um bloco por perto

Eu sei que parece estranho, mas já tudo vai fazer sentido: Às vezes, aquilo que nos incomoda é “apenas” o montão de coisas que temos para fazer e não sabemos por onde começar ou um conjunto de ideias que não conseguimos conetar e perceber. Ao fazermos uma lista/escrevermos o que nos inquieta (seja grande ou pequeno) vamos conseguir ver as coisas de uma forma mais clara, tomar decisões e acalmar o turbilhão dentro de nós.

3. Arrumar e organizar o que nos rodeia

Se a nossa cabeça já está a mil, não vai ser a desarrumação que a vai pôr mais calma. Na verdade, visualmente só complica, e ver tudo no seu sítio ajuda a mantermos a nossa mente mais calma e organizada, é mais um passo para simplificar seja o que for que vai na nossa cabeça.

4. Mascar chicla

Está comprovado que mascar chicla ajuda a diminuir a ansiedade e o stress, bem como a melhorar o estado de alerta e diminuir o cortisol salivar. Para além disso, também é uma forma de aliviar a tensão que estamos a sentir no momento e de fazer o nosso cérebro “respirar”.

5. Beber água

Já não é novidade que quando estamos mais nervosas/os toda a gente só se lembra de nos dar um copo de água para a mão e, de facto, ajuda. Para além disso, a desidratação mantém-nos mais cansadas/os, o que não contribui nada nestas situações. Beber água também pode ter um efeito terapêutico para algumas pessoas, uma vez que o seu corpo se concentra nessa tarefa e afasta a ansiedade.

6. Ouvir música calma

Se há playlists para tudo, porque não criar uma para as alturas em que precisamos de acalmar e aliviar a mente? Há uma playlist no Spotify (aqui) com músicas mesmo mesmo calmas que gosto de ouvir, às vezes, e talvez também vos ajudem. E claro que também podem criar a vossa playlist.

E são estas as dicas que vos trago para darem um pontapé a esta lady assim que ela avisar que vai entrar em acção. São coisas que particularmente funcionam comigo, mas que tenho a certeza que de certa forma vos podem ajudar 🙂

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