10 Dicas para espantar o sono na hora do estudo

sono e estudo

Visto que dia 24 de Março é o Dia Nacional dos Estudantes e a maior parte de nós já está na altura em que tem de estudar quer queira, quer não, decidi trazer-vos algumas dicas para tentarem afastar o sono na hora de estudar e tornar o vosso estudo mais produtivo. Keep Reading ↓

1. Água

Beber água fresca, durante o estudo, não só ajuda a manter a hidratação, como a despertar o nosso corpo. Para além disso, a desidratação afeta a oxigenação do cérebro, o que nos faz sentir mais cansados.

2. Fazer pausas

Estar continuamente a estudar cansa o nosso corpo/cérebro e, por isso, devemos fazer pausas de 10/15 minutos de 1 em 1 hora, no máximo, 2h. Aproveitar para comer algo, ver um vídeo ou fazer algum tipo de exercício para despertar o corpo, vai ajudar-nos a descontrair e a ter a concentração necessária para o estudo de volta. Além disso, manter o corpo em movimento vai espantar a preguiça.

3. Comer

O nosso corpo precisa de combustível para funcionar em condições, por isso, nunca deixem de comer algo (leve) durante o estudo. Aliás, isto também nos mantém em movimento e contribui, então, para despertar a preguiça. Aqui têm algumas sugestões de snacks para acompanhar o estudo.

4. Não estudar de pijama ou na cama

Comigo não acontece, mas estudar confortável demais e no lugar perfeito para dormir é mais uma razão para aumentarmos o sono e cedermos à tentação de ir dormir. Vistam algo simples e vão para a vossa secretária/mesa, onde podem ter tudo à mão e estão numa posição menos propícia ao sono e melhor para as vossas costas.

5. Luz

É claro que não vamos criar um ambiente romântico e a cheirar à hora de ir dormir! Escolham um sítio bem iluminado, liguem as luzes de noite e, de dia, abram as cortinas para entrar a luz do sol e vos manter despertas/os. Para além disso, forçar os olhos ao estudar contribui para o cansaço.

6. Ler em voz alta

Mais uma coisa para nos manter ativas/os e acordados é ler em voz alta a matéria. Em algumas disciplinas esta dica não dará tanto jeito, mas para aquelas mais teóricas vai funcionar bem e acreditem que contribui para assimilarmos melhor a matéria.

7. A famosa água fresca

O velho truque de lavar a cara, pescoço e pulsos com água fresca não é sempre aconselhado por acaso. Este “choque” da água fria faz contrair os vasos sanguíneos, o que faz aumentar a frequência cardíaca e manter o corpo desperto.

8. Música

Apesar de comigo não funcionar, sei que ajuda bastantes pessoas: ouvir música durante o estudo pode ajudar a manter a concentração e mantém o cérebro alerta. Se acontece com vocês, façam uma playlist com as músicas que mais vos ajudam na hora do estudo e depois é só fazer replay 😉

9. Chiclas

Mascar chicla estimula uma região do maxilar que tem ligação a uma parte do cérebro responsável por nos manter acordados. Além disso, enquanto mastigamos, há um aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro, melhorando o desempenho mental.

10. Evitar bebidas energéticas

Por mais que bebidas, como o café e a coca-cola, realmente nos ponham mais despertos, tentem sempre afastar-se dessas opções. Em geral, estas bebidas causam dependência e, em grandes quantidades, têm mais desvantagens do que vantagens. Optem sempre primeiro pela água fresca.

Já começou a vossa época de testes? 🙂

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