8 Passos para uma dieta mais saudável

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Vamos primeiro começar por uma coisa muito importante: fazer uma “dieta saudável” não significa que vamos deixar de comer certas coisas para perder peso ou que vamos sequer perder peso, muito menos começar a comer alface a todas as refeições. Na verdade, as dicas que vos deixo abaixo são coisas muito simples que podem ser usadas por qualquer pessoa, quer esteja numa dieta a sério ou apenas à procura de ser um bocadinho mais saudável e deixar certas porcarias que comemos de lado. Keep Reading ↓

1. TU

Antes de começar a fazer qualquer tipo de dieta (principalmente se o objectivo for perder peso) devem pensar no porquê de o estarem a fazer e qual o objectivo. Façam-no por vocês, porque vocês querem, porque se querem sentir melhor com vocês próprias/os. Se estão a fazer porque alguém disse, fez ou insistiu não se vão sentir bem. E não esquecer que esta escolha tem que ser racional (não vamos tornar-nos palitos, sim?).

2. Comer de tudo

Só porque o objectivo é comer de forma mais saudável não significa que não podemos comer porcarias também, certo? Não há necessidade de deixar de comer radicalmente um monte de coisas, mas sim de comer na proporção e altura certas. Se estão numa dieta rigorosa, tirem um dia/refeição da semana para fazer batota (e trazer mais incentivo 😉 ); se estão apenas a tentar ser mais saudáveis, vão diminuindo o nº de vezes que comem certas coisas.

3. Água

Todos devíamos beber 2L ou 8 copos de água por dia! Porquê? Mantém-nos hidratados, desintoxica o corpo, deixa a pele mais bonita, ajuda na absorção de nutrientes e no processo de emagrecimento. Convencidas/os? Entre os milhentos benefícios de beber água, encontram mais informação sobre estes 5 aqui.

4. Sumos e refrigerantes

Não é preciso ser especialista na coisa para saber que tanto sumos como refrigerantes não são mais nem menos do que latas de açúcar e, visto que não há necessidade de ingerirmos tanto açúcar de uma só vez, vamos trocá-los por água ou sumos naturais (que na minha opinião sabem bem melhor). Mais uma vez, acho que beber ocasionalmente não vai matar ninguém.

5. Fazer trocas saudáveis

Algumas mudanças e trocas também são bem-vindas. Não precisam de ser coisas muito complexas, mas as pequenas coisas fazem a diferença (não é o que dizem?). Por exemplo, substituir o óleo de cozinha por azeite, batatas fritas normais por chips de batata doce, leite de vaca por leite de amêndoa ou aveia, açúcar refinado por açúcar mascavado. E com mais meia dúzias de pesquisas pela internet encontram mais umas quantas.

6. Sopa e fruta

Quem me conhece sabe que sou péssima a comer tanto uma como outra, mas, mais uma vez, não precisamos de ser especialistas para saber que todos devemos incluir estas duas meninas no nosso dia-a-dia.

7. Snacks Saudáveis

Vamos deixar os pacotes de bolachas e tabletes de chocolate de lado e começar a comer algo que nos saiba igualmente bem e que não nos faça tão mal. Aqui deixei-vos algumas ideias de snacks mais saudáveis e aconselho, também, a provarem as bolachas de que falei nos meus Favoritos de Outubro (nº4).

8. Exercício

Por último, mas não menos importante, nunca deixem de fazer exercício. Seja uma corrida de manhã, uma caminhada ao fim da tarde, meia dúzia de minutos numa bicicleta (…) Tudo vale! “Mas porque é que eu hei-de fazer isso?” Perguntam vocês. Vá, cliquem lá aqui que eu dou-vos logo meia dúzia de razões para vos convencer 😉

Não se esqueçam que tudo isto deve vir de vocês e que levar isto ao extremo não traz benefícios. Para além disso, se estão motivadas para começar uma dieta mais rigorosa não se esqueçam de falar com um médico primeiro 🙂

Têm mais alguma dica a acrescentar? 🙂

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4 thoughts on “8 Passos para uma dieta mais saudável

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