7 Dicas para a hora de ir dormir

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1. Horas

O melhor é acabar por ir sempre um bocadinho mais cedo para a cama. Primeiro, porque há a probabilidade de demorar a adormecer; depois, porque há sempre alguma coisa que nos lembramos que ficou esquecido, necessidade de colocar algo em ordem para o dia seguinte ou novidades do mundo online para ver não vos julgo. Assim, previnem-se para estes contratempos e é mais fácil conseguir estar, pelo menos, a passar pelas brasas à hora estipulada para ir dormir.

2. Outfit

Pode parecer estranho, mas, por vezes, se não nos sentirmos confortáveis com o pijama que temos vestido ou ele nos incomoda, também nos afeta o sono. Por isso, utilizem um pijama que vos faça sentir bem ou troquem de pijama caso já estejam a prever que o que têm vestido vos vai tirar do sério.

3. A cama

Tal como acontece com o pijama, quanto mais confortáveis nos sentirmos na nossa cama melhor. Utilizar lençóis/cobertas mais quentinhas para o tempo frio e mais frescas na altura de mais calor vai ajudar a não metermos as mãos à cabeça quer seja por estar com calor ou pela falta dele. Assim, devemos ter sempre roupa na cama que nos ajude a manter uma temperatura corporal propícia a dormirmos de forma cómoda e tranquila.

4. Ambiente

Se antes de ir dormir estivermos num ambiente eléctrico vamos também eléctricos para a cama. Resultado? Nada de dormir tão cedo! O que aconselho é que, à medida que se vai aproximando a hora de dormir, tornem o ambiente que vos rodeia progressivamente mais calmo. Ler um livro, acender uma vela, colocar uma luz mais fraca, apontar o que têm a fazer, preparar as coisas para o dia seguinte (…) e ouvir música são tarefas que podem deixar para o fim do dia e que ajudam o nosso cérebro a diminuir o ritmo.

5. To Do List completa

Tenho a certeza que já aconteceu a todas/os estar já prontinha/o para ir dormir, mas sempre a pensar que, no dia seguinte, não se pode esquecer de fazer algo porque naquele momento tem mesmo que ir dormir ou preguiça de se levantar. Isto acaba por nos ocupar a mente e atrasar o sono e, por isso, devem sempre tentar acabar todas as tarefas para aquele dia e deixar as que não fizeram anotadas para terem a certeza que não se vão esquecer de novo.

◊ Truque: Uma óptima ideia para não se esquecerem do que têm que fazer é colocar um lembrete no telemóvel para um hora do dia seguinte que sabem que é oportuna ou deixar sempre um bloquinho e caneta na mesinha de cabeceira para poderem apontar o que for necessário.

6. Não são mais olhos que barriga

Quando nos vamos deitar e a barriga já está a começar a apertar, acho que não devemos ignorar. Não, não vamos comer um segundo jantar (era pior a emenda que o soneto!), mas, por vezes, mais vale ir logo buscar um mini snack do que ficar com aquele incómodo na barriga. Podem simplesmente beber um copo de leite ou chá ou comer uma barrita ou um iogurte com cereais, por exemplo. Isto, vai, pelo menos, tirar-vos mais uma preocupação da cabeça.

7. Desligar os aparelhos electrónicos

Se há algo que desperta o sono são todos estes aparelhozinhos manhosos. Há muita tendência para, antes de ir dormir, ir dar uma olhadela ao telemóvel/computador e acabar por lá passar horas sem sequer dar conta. Não sei se também vos acontece, mas, pela minha experiência, já reparei que isto me acorda mais. Por isso, aconselho a, nem que seja 30min antes de ir dormir, afastarem-se das tecnologias todas e agarrarem-se a algo mais “calmo”. A algumas pessoas um livro (seja de que tipo for) ajuda bastante.

E é assim que , aos bocadinhos, vamos ficando com cada vez menos inquietações que nos tiram o sono e damos espaço ao nosso cérebro para “desligar” e descansar. 🙂

Claro que pode não funcionar com toda a gente, pois somos todos diferentes, mas estas são as principais dicas que penso poderem ajudar a maioria de vocês numa noite mais chata 🙂

O que vos ajuda a adormecer de forma tranquila? Se há alguma coisa que gostam de fazer para vos ajudar na hora de adormecer partilhem, estas noites tocam a todos 😉

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