Guia do estudante | 10 dicas para poupar

foto1

〉 Levar lanche e, se possível, almoço:

Muito do dinheiro que gastamos desnecessariamente é em snacks. Para evitar estes gastos, basta não te esqueceres de levar contigo bolachas em pacotes individuais, pães de leite ou barras de cereais para poderes comer sempre que a fome aperta. Já em relação ao almoço, podes sempre tentar fazer a tua própria marmita e, para isso, podes ver as minhas dicas aqui.

〉 Controlar as saídas e fazer escolhas

Principalmente na universidade, as saídas tornam-se mais frequentes e é aí que a carteira não aguenta. Estabelece um “orçamento” para o dinheiro que queres gastar em saídas e escolhe quais as coisas que queres e podes fazer e as que vais deixar de lado. É importante fazeres as tuas escolhas baseadas naquilo que podes/queres fazer e não no que as pessoas te dizem – lembra-te que no fim do mês quem fica de mãos a abanar és tu. Podes controlar o dinheiro que gastas utilizando a app que encontras aqui.

〉 Usar cadernos antigos e redecorá-los

foto96

Não há necessidade de estar constantemente a comprar cadernos novos se ainda temos outros de anos anteriores que aguentam mais um aninho. Mas nem tudo precisa de ser chato e igual! Torna os teus cadernos únicos e decora-os a teu gosto. Vais ver que não vais querer outras coisa (acredita!). A imagem ao lado é um exemplo do que fiz a um dos meus cadernos, mas podes ver outro aqui.

〉 Ter noção do dinheiro gasto

Se andas na escola lembra-te que os manuais e material escolar não ficam baratos; se andas na faculdade pensa no valor das propinas e despesas. Estudar, seja em que ano for, não é barato e temos de ter em consideração a quantidade de dinheiro que é investido nisso. Por isso, lembra-te que há certas coisas que não são assim tão essenciais para que as compres esta semana ou este mês. Se é o que queres, faz por o merecer. Mais: Não desperdices a oportunidade que tens, nem toda a gente pode estudar e construir um futuro a partir daí.

〉 Livros e fotocópias

Assim que vamos para a universidade quase não usamos livros, mas sempre vamos precisando de fotocópias e um ou outro livro para auxiliar o estudo. Para evitar gastos desnecessários não compres nenhum livro sem saber se vais mesmo precisar: à medida que vais estudando vais-te apercebendo disso, mas fala também com pessoas de outros anos para saber a sua opinião. De qualquer forma, fotocópias dos livros irão de certeza ficar-te mais baratas. Para além disso, informa-te também acerca do sítio onde as fotocópias são mais baratas e imprime só o essencial. Caso possas, aproveita para imprimir 2/4 páginas por folha ou algo mais prático que faça andares menos carregada/o com folhas.

〉 Fazer uma vaquinha 

Porque não pegares nas moedas pretas (ou outra moeda à escolha) que apanhares no porta-moedas e as juntares? Podes juntar para ir tomar um café ou algo assim e vais sempre ter moedinhas para pagar ou colocar num mealheiro que não abra e, no fim do ano, ver quanto dinheiro conseguiste juntar para, por exemplo, as férias de verão. Podes também, juntar com o objectivo de, mais tarde, comprar alguma coisa especial.

〉 Dinheiro extra

Quem não precisa, não é? Tenta vender aquilo que já não precises, coisas que sejas tu própria/o a fazer, roupas que já não te servem ou os teus manuais escolares antigos. Consegues juntar algum dinheiro e evitas andar a “pedinchar” para algo extra que precises.

〉 Aproveitar as promoções

Sejam os saldos ou as promoções dos supermercados, aproveita sempre para poupar aí algum dinheiro. Para te ajudar, faz uma lista das compras com tudo e apenas o que precisas e, se quiseres mesmo usar e abusar das promoções, procura os sítios onde os produtos que queres estão com desconto. Não vás a algum sítio apenas para comprar um produto porque provavelmente não vai compensar, mas escolhe, por exemplo, dois supermercados aí ao lado e vê as suas promoções. Para além disso, se puderes, opta por produtos biológicos (vindos de casa dos teus pais ou avós, por exemplo).

〉 Lojas Online e Portes de envio

foto3

Por vezes queremos algo e procuramos noutras lojas – físicas ou online – o que eu apoio totalmente: devem tentar encontrar o artigo a um preço mais acessível, a vossa carteira agradece. No entanto, algumas lojas online apenas deixam encomendar caso a compra seja superior a determinado valor ou têm a política de “se comprares mais de x€ os portes de envio são grátis”. Não se deixem levar, vão acabar por gastar mais dinheiro do que o que pretendiam e, se calhar, compram coisas que nem precisam.

〉 Wishlist

Uma ótima opção para manter as nossas finanças e desejos em equilíbrio é ir fazendo uma wishlist dos artigos que queremos e estabelecer prioridades: “este mês compro isto e aquilo” “deixo isto para o mês que vem”. Assim , vão tendo as coisas que querem, mas sem abusar da vossa carteira.

Espero que estas dicas vos sejam úteis. Há mais alguma coisa que façam para pouparem mais um bocadinho? Partilhem! 🙂

[para comentários, gostos e partilhas basta clicar na zona abaixo do título]

Anúncios

3 thoughts on “Guia do estudante | 10 dicas para poupar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s