Fazer exercício físico – Porquê?

corrida

Ser saudável: a principal razão pela qual se deveria fazer exercício é o facto de nos ajudar a ser mais/manter saudáveis. Também com a ajuda de uma alimentação equilibrada, pode reduzir o risco de várias doenças (diabetes, colesterol, doenças cardíacas, depressão, etc), reduz o risco de obesidade e mantém o nosso corpo ativo.

Corpo são, mente sã: a actividade física promove a libertação de endorfinas, enzimas que proporcionam bem-estar e ajudam a diminuir a ansiedade e stress. A sua prática regular ajuda-nos a manter a mente mais calma e relaxada, libertar toda a pressão que possamos sentir e a fugir da correria do dia-a-dia. Para além disso, melhora o nosso humor e memória.

Produtividade: acredito a 100% que fazer exercício melhora o nosso dia e torna-nos mais “leves” para fazer novas tarefas e as encarar de outra forma, visto que estimula o nosso cérebro e nos deixa mais relaxados.

Aproveitar o dia: 2 em 1 – para além de todas as vantagens já vistas, uma caminhada, uma corrida, uma futebolada (…) é sempre uma óptima forma de aproveitar o dia e de nos divertirmos com as pessoas de quem gostamos, ao invés de ficar em casa em frente do computador/tv sem fazer a fotossíntese. Além do mais, dependendo dos sítios onde vamos, descobrimos paisagens cada vez mais bonitas e pequenos pormenores da natureza que preenchem a nossa mente.

Auto-estima: a combinação de fatores como aliviar o stress, melhorar o humor, diminuir a ansiedade e outros falados anteriormente, promovem a diminuição da insegurança em relação a nós, ao nosso corpo e àquilo de que somos capazes. Torna-nos mais fortes não só fisicamente, como também mentalmente, o que ajuda muito para nos sentirmos confiantes de nós próprios.

Perder peso: decidi deixar este para último porque, primeiro de tudo, vêm todas as vantagens anteriores e, segundo, a atividade física não é, nem deve ser, apenas feita por quem quer emagrecer. No final de contas, acabamos por apreciar tanto as novas coisas que o exercício físico nos traz que a perda de peso (caso seja esse um dos objetivos) é o cortar da fita da meta final.

E agora que tal começar a exercitar para tirar todo o proveito? O que custa é o início, tirem lá esse rabinho do sofá 😉

Curiosidade: sabiam que a prática de exercício ajuda a regular o sono? Pois é, parece que as endorfinas também ajudam nesta parte 😉

[para comentários, gostos e partilhas basta clicar na zona abaixo do título]

Anúncios

5 thoughts on “Fazer exercício físico – Porquê?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s