DIY Esfoliante caseiro

O esfoliante é responsável por retirar da nossa pele as células mortas que se depositaram e por estimular a produção de novas células. Para além de ajudar na hidratação e melhorar a circulação, ajuda a suavizar (ou mesmo retirar) marcas, manchas e acne. No entanto, deve-se ter atenção, pois não devemos esfoliar demasiadas vezes para evitar uma pele demasiado sensível e, em caso de doença de pele ou pele bastante atacada pelo acne, é aconselhável consultar um dermatologista para ajudar a escolher o esfoliante correto.

Tal como prometido e para fazer um post mais detalhado, trago hoje a receita caseira de esfoliante de que falei na minha Rotina de pele facial.

Receita

receita

– 5 colheres de açúcar amarelo/mascavado

– 4 colheres de mel (ou óleo de amêndoas doces: 1.89€ 150ml – Continente)

– 1 colher de café de sumo de limão

– 1 colher de café de azeite

* Para mim com estas quantidades fica com a consistência certa; caso fique líquido demais basta adicionar mais açúcar até ficar bem ou ir colocando o mel aos poucos até atingir a consistência pretendida.

Modo de utilização

Capturar

  • Lava a cara com água morna (para abrir os poros) e seca com uma toalha.
  • Coloca um bocado do esfoliante na ponta dos dedos e aplica com movimentos circulares: tem atenção para o fazer de modo suave na cara e ainda mais suave nos lábios para evitar danos.
  • Se tiveres tempo, deixa atuar por alguns minutos.
  • Para retirar passa a cara/corpo por água morna ou fria para abrir os poros. Podes também optar por tomar banho logo de seguida (sem utilizar água muito quente) ou fazer a esfoliação no banho.
  • Após esfoliação dos lábios coloca um baton hidratante e na cara e corpo um creme hidratante, pois agora a pele “absorve” bem o produto.

Cuidados e dicas

  1. Faz esfoliação, pelo menos, uma vez por semana, no máximo 2. A sua utilização em demasia não te trará nenhum benefício, antes pelo contrário.
  2. Após a utilização de limão na pele, se houver exposição ao sol pode provocar o aparecimento de manchas. Nesta receita uso muito pouquinho limão, mas devemos sempre ter cuidado.
  3. A esfoliação nos lábios é tão importante como no resto do corpo, não te esqueças.
  4. Escolhe um/dois dias da semana para fazer esfoliação de corpo inteiro, assim, nunca te vais esquecer de tratar todas as zonas necessárias.
  5. Na minha opinião, não se deve utilizar sal grosso para o processo, pois torna-se agressivo para a pele.
  6. Combina a esfoliação com uma rotina de pele sempre adequada ao teu tipo de pele e seguindo as instruções das embalagens. Podes ver os produtos que uso aqui.

Se gostaram e experimentaram a receita digam-me o que acharam e se utilizam outra que preferem deixem os ingredientes nos comentários 🙂

Anúncios

7 thoughts on “DIY Esfoliante caseiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s