8 Dicas sobre a universidade para Caloiros

IMG_2844Com a chegada do verão e do calor vêm também os exames e, consequentemente, as candidaturas para a universidade e para mais uma (grande) etapa da nossa vida. Vejo a entrada na universidade como a entrada para o infantário/1º ano: não conhecemos nada nem ninguém e é como se tivéssemos de começar tudo de novo, por isso, deixo-vos abaixo 8 dicas que vos podem ajudar a “des-stressar” nesta nova etapa:

1. Não conheço nada nem ninguém. Atrevo-me a dizer que 99% de nós entra na universidade nesta situação e tenho a certeza que isto é algo com que todos se preocupam. No entanto, lembra-te que todos estão na mesma situação que tu e tão desorientados e “sozinhos” quanto tu, por isso, não tenhas medo de perguntar a alguém onde fica a sala e tenta falar com colegas da tua turma.

2. 1º dia de aulas. O 1º dia é sempre o que nos deixa mais nervosos porque é aí onde começámos mesmo do zero. Não te deixes levar pelo nervosismo, usa uma roupa (e maquilhagem, se usares) bem simples e não vás com o intuito de surpreender ou mostrar que serás bom/boa ou o/a melhor.

3. Mantém-te fiel à tua personalidade. Uma das coisas mais importantes e de que te deves sempre lembrar é que não precisas de fingir ser quem não és para te inserires na universidade. Sê fiel a ti próprio e à pessoa que trazes em ti; não mudes só para te inserires “naquele grupo”. As pessoas irão gostar de ti pela pessoa que és.

4. As pessoas. Vais encontrar todo o tipo de pessoas, desde as boas às más, às que tu vais adorar e às que nem vais poder ouvir falar. Ninguém se conhece e todos procuram fazer novos amigos, mas, primeiro de tudo, tenta conhecer as pessoas, não penses que todos são bons e te querem bem apenas porque se tentam dar bem contigo. Lembra-te: aos de quem não gostas ou te querem mal devolve-lhes respeito.

5. Professores. “Não penses que na universidade os professores te vão ajudar: dão-te um livro com o que tens de estudar e pronto, ninguém quer saber de ti” Mentira! [Provavelmente não te vais livrar de ter alguns assim, mas] Não, ninguém te vai dizer para não faltares às aulas, ligar aos teus pais ou obrigar-te a estudar. No entanto, pela minha experiência até agora, os professores são muito prestáveis e até melhores que alguns do secundário. Todos possuem um horário de atendimento em que podes ir ao seu gabinete tirar dúvidas e uma bibliografia com alguns livros que podes consultar para perceberes melhor a matéria. Qualquer dúvida não hesites em lhes perguntar, quer seja nas aulas ou não.

6. Estudo. Apesar de apenas serem 5/6 cadeiras por semestre elas têm de ser feitas e, para isso, estudadas! Tenta todos os dias estudar um pouco e mantém os teus apontamentos organizados e em dia. Qualquer dúvida pergunta aos professores ou convida um colega para estudarem juntos. Acredita que tens tempo para estudar e te divertires se tudo for feito com calma e organização.

7. Atividades. A tua universidade dispõe de um monte de atividades para ti e os teus colegas. Se queres conhecer pessoas novas podes também juntar-te aos desportos existentes ou participar nas atividades organizadas.

8. Praxe. A maior controvérsia no meio de tudo isto tem nome próprio e chama-se Praxe. O meu conselho é que vás a 1/2 dias de praxe. “Vocês só vêm se quiserem, ninguém vos obriga” foi a 1ª coisa que lá me disseram. Caso gostes continuas; caso não gostes não vais mais. Basta dizeres “não” e ninguém te poderá obrigar a fazer nada que não queiras. Para além disso, podes ter a certeza que não serás excluído/terás menos amigos por não ires à praxe e os teus engenheiros/doutores irão ajudar-te à mesma [fala a voz da experiência!].

Se estás a ler isto é porque provavelmente vais para o ensino superior este ano e por isso PARABÉNS CALOIRO/A !

Espero que estas 8 dicas te tenham ajudado um pouco. Qualquer dúvida deixa um comentário (Basta clicar em “Deixa o teu comentário” perto do título) 🙂

Anúncios

2 thoughts on “8 Dicas sobre a universidade para Caloiros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s